De acordo com um estudo de cientistas americanos, as calorias líquidas são mais importantes do que as sólidas. Ou seja, o que bebemos às vezes enche-nos muito mais do que o que comemos. É por isso que todos os nutricionistas recomendam beber água comum, limpa e sem gás. Mas quanto?
A Organização Mundial de Saúde calcula que a quantidade necessária de água para uma pessoa é de 30 ml por quilo de peso corporal. Ou seja, uma pessoa de 70 quilos precisa de 2 litros e 100 ml de água por dia. E como é que isso nos pode ajudar na perda de peso? Existem evidências que explicam quando é melhor beber água para que o peso desapareça mais rápido. A Universidade da Virgínia fez um estudo forçando um grupo de sujeitos experimentais a beber um copo de água meia hora antes das refeições, enquanto o outro grupo não sofreu nada - eles beberam normalmente, como sempre costumavam fazer. Ambos os grupos beberam exatamente a quantidade de água necessária de acordo com os cálculos.
De acordo com os resultados do experimento, o grupo que bebeu água antes das refeições perdeu em média três quilos a mais do que o segundo. O que em geral é compreensível - a água tende a encher o estômago, por isso precisa de menos quantidade de comida. Mas esta não é a única razão pela qual perdemos peso graças à água. O facto de bebermos correctamente água, vai ajudar a aceleração de todos os processos metabólicos, incluindo a queima de gordura.
Faça uma pequena experiência para começar - quando sentir fome, beba um copo de água. Às vezes, o corpo sinaliza que falta água e não comida. Aliás, os nutricionistas destacam que o copo de água mais importante é o da manhã. Com o estômago vazio, pelo menos 15 min antes da refeição, beber devagar 1-2 copos de água. Se a acidez do estômago estiver normal pode espremer meio limão.
É necessário começar a beber água de forma gradual, de 1-1,5 litros por dia (mas apenas água) e trazê-la para a taxa recomendada sem exageros. Outras bebidas - chás, café, coca-cola, chás de ervas, têm efeito diurético. Ou seja só aumentam a falta de água no corpo. Leite, sumos, limonadas, smoothie são comida líquida e não têm as propriedades da água.